Campanha em parceria com Fazemos a Diferença

O abandono de animais no Brasil é uma questão muito grave e de saúde pública: a OMS estima que tenhamos mais de 30 milhões de animais abandonados pelas ruas das cidades brasileiras 

Os motivos de abandono são inúmeros: falta de conhecimento sobre a raça escolhida, mau comportamento do bichinho, doenças graves com alto custo de tratamento, pessoas que se cansaram do “brinquedinho”, por ter o amiguinho crescido demais, pessoas que compram pets por impulso e depois se arrependem, pessoas que mudam de casa/apartamento e se desfazem do animalzinho, pessoas que vão passar férias fora e simplesmente descartam seu animal, enfim… acreditamos que cada um de nós já ouviu falar de alguma história triste de abandono.

Aliado aos motivos inacreditáveis de abandono, agravando ainda mais a situação temos a falta de fiscalização e falta de controle da população de animais de rua.

Entre várias medidas importantes, podemos destacar: conscientização da população sobre a guarda responsável, instalação nas cidades de centros de controle de fertilidade animal (que poderiam ser uma parceria entre iniciativa privada e poder público), fiscalização e controle da população de animais de rua e aplicação efetiva das leis que existem para proteção animal.

Animais que estão vivendo nas ruas sem amparo, além de sofrerem com desnutrição, medo, maus tratos, excesso de calor/frio, vivem em condições precárias de higiene. Como consequência ficam extremamente vulneráveis a várias doenças que podem ser transmitidas para seres humanos (por exemplo, raiva, leishmaniose,toxoplasmose, esporotricose, etc.), além dos riscos de acidentes.

Abandono de animais no Brasil é crime. A pena é detenção de três meses a um ano, além de multa, com base no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais.

E você, tem interesse por essa causa? Procure em sua cidade Ongs e grupos que atuam no resgate de animas de rua. Essas instituições precisam muito de apoio com doações de ração (cães e gatos – adultos, filhotes e idosos), vermífugos, antipulgas, Capstar, cobertores, caminhas, toalhas, tapetes, jornal e medicamentos.

“Seja a mudança que você quer ver no mundo.”Mahatma Gandhi

Para ajudar, acesse o link abaixo ou entre em contato através da página deles aqui no Facebook:

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/adote-felicidade