Petrópolis está entre as 10 cidades do estado que receberá castramóvel

Equipamento faz parte de projeto piloto do Ministério da Saúde

Listada entre as 10 cidades do estado do Rio para participar de um projeto piloto do Ministério da Saúde para castração gratuita de animais em comunidades, Petrópolis deverá receber ainda este ano um veículo castramóvel. A notícia foi dada ao prefeito Bernardo Rossi pela deputada federal Soraya Santos, da Frente Parlamentar da causa animal. Os projetos piloto serão implementados inicialmente em 10 cidades selecionadas dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

“Fiz a indicação por Petrópolis, porque sei que o prefeito Bernardo Rossi é sensível à causa animal e por entender que a castração é um importante instrumento para o controle da população de animais. Este projeto piloto será monitorado pelo Ministério da Saúde e posteriormente o programa será estendido a outros municípios em todo Brasil”, destaca a deputada, explicando que o projeto facilita o acesso à população de baixa renda, uma vez que o veículo leva o atendimento para dentro das comunidades.

“É uma ótima notícia para a cidade. A prefeitura já vinha trabalhando para retomar o programa de castrações. Em julho, o serviço de Castração Gratuita será retomado. Mil cães e gatos do bairro de Corrêas vão ser atendidos na ação que acontece entre os dias 9 e 13, no Ciep Cecília Meireles”, o auxílio de um veículo castramóvel vai nos ajudar a ampliar este trabalho, avalia o prefeito Bernardo Rossi. No caso das mil castrações realizadas pelo município, o serviço será restrito a beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF).

A proposta para aquisição de unidade móvel para controle de zoonoses, no valor de R$ 120 mil está aguardando a análise de mérito do Ministério da Saúde, a previsão é de que em um prazo de 60 dias, haja a aprovação e liberação do recurso.

O serviço de castração gratuita foi interrompido em 2016 e retornará por meio de parceria com a Clínica Veterinária Ricardo, que vai disponibilizar até mil atendimentos nesta primeira etapa.

Parceria para escola em Pedro do Rio

Durante o encontro, deputada e prefeito conversaram sobre a possibilidade de uma parceria da prefeitura com o Colégio Cenecista de Pedro do Rio, para que a unidade – fechada desde o ano passado – volte a funcionar com aulas em dois turnos. A visita foi acompanhada pelo vereador Wanderley Taboada, que destacou a importância da reativação da escola para os moradores do distrito de Pedro do Rio.

Via Diario de Petrópolis