Outubro Rosa Animal lembra importância da prevenção do câncer de mama em animais

face

Anualmente o Irmão Animal com apoio de veterinários solidários, lança a campanha Outubro Rosa sobre a conscietização e a importância da castração dos animais.

De acordo com o Conselho Regional de Medicina Veterinária, muitas pessoas não sabem que a incidência da doença pode ser alta em cães e gatos, principalmente nas fêmeas. A prevenção da doença é fundamental, sendo feita por meio da castração precoce, além da observação constante do animal e consultas frequentes ao médico veterinário.

De acordo com a veterinária Dra Kathiene Keese, os tumores mamários representam a neoplasia mais frequente em cães e a segunda em gatos. A veterinária afirma que diversos fatores de risco associados à ocorrência de tumores de mama são reconhecidos, incluindo idade e o uso de anticoncepcionais.

A castração precoce é a forma mais indicada de prevenir a proliferação de tumores mamários, e deve ser feita preferencialmente antes do primeiro cio das fêmeas. Deixar o animal cruzar ou ter uma ou mais gestações, ao contrário do que muitos pensam, não previne o câncer de mama.

Caso o animal seja diagnosticado com os tumores de mama, a cirurgia deve ser indicada para retirada das mamas e em seguida a castração, lembrando que a neoplasia mamária é hormônio dependente. Em alguns casos é indicado que o animal passe por um oncologista para tratamento quimioterapico.

Vejam o vídeo com todas as dicas:

Produção Irmão Animal

Entrevista Dra Kathiene Kees

Edição Carla Maduro