Dicas de Fim de ano – Acidentes de Natal

 

Acidentes de Natal: pets podem levar choque ao roer fios do pisca-pisca

unnamed (3) 

Donos devem manter cães e gatos, principalmente filhotes, longe das árvores de Natal. Choques podem causar de queimaduras locais a edema pulmonar neurogênico nos animais

 

O pisca-pisca da árvore de natal representa um grande perigo aos animais de estimação. Cães e gatos, principalmente filhotes, podem roer os fios do enfeite e levar choques. “O ideal é manter árvores de natal e outros enfeites que contenham a luzinha fora do alcance dos animais”, comenta Marcelo Quinzani, diretor do Hospital Veterinário Pet Care.

Caso o dono não consiga evitar o acidente, ele deve levar o pet imediatamente ao veterinário. “Choques podem ser leves, causando queimaduras locais, ou graves, resultando em um edema pulmonar neurogênico de difícil tratamento”, alerta o especialista.

No momento do acidente, a primeira providência que o dono deve tomar é desligar o fio da tomada e nunca tentar retirar o cão com o fio ligado, uma vez que também pode ser eletrocutado. Também deve afastá-lo de possíveis poças d’água ou urina e nunca jogar água no animal.

 

Afastando o pet do perigo

Este tipo de acidente costuma ser mais comum com gatos, que possuem preferência maior por brincar com fios e escalar árvores, e também com filhotes. “Estes são extremamente curiosos e ainda não entendem limites, por isso é necessário que os donos impeçam o acesso à área onde o pinheirinho estiver localizado”, explica o veterinário, que reforça ainda que animais já adultos são mais fáceis de serem condicionados a ficar longe do local através de treinos e prêmios.

 

 

A rede Pet Care possui quatro unidades na capital paulista: Morumbi, Ibirapuera, Pacaembu e Tatuapé.

 

 

Hospital Veterinário Pet Care     

www.petcare.com.br

About the author: Irmão Animal

Leave a Reply