Dicas – Casinha de cachorro com paletes de madeira

Você já pensou em fazer uma casinha de cachorro?

O que você acha de construir uma casinha para cachorro sem custos? Nossos cachorros fazem parte da família e precisam de muito mais além da alimentação adequada e cuidados com higiene para levar uma vida agradável e feliz. Os cães precisam da nossa atenção, de carinho, mas também precisam se proteger contra o Sol, a chuva, o frio e o vento, especialmente se vivem em casas com quintal, sítios ou chácaras. Se o seu cachorro não é daqueles que passam o tempo todo dentro de casa, é muito importante que ele tenha um lugar adequado para descansar, dormir ou até mesmo passar a noite. Nesses casos, é importante que ele tenha acesso a um local apropriado para este fim, seja um canil, um quarto ou até mesmo uma casinha. Uma casinha de cachorro é uma opção interessante para um cão que passa bastante tempo no quintal, tanto para que ele possa se abrigar do frio durante o inverno, quanto do Sol forte no verão. Também é indicado que ele tenha acesso a um local como esse nos dias chuvosos ou de ventos fortes.

Que tal construir uma casinha sem custos para seu cachorro?

Alguns cachorros gostam muito de dormir em um lugar pequeno, mas com tamanho suficiente para que consiga se movimentar lá dentro. Cães gostam da sensação de proteção que uma casinha oferece, e mesmo que seu cachorro desfrute de uma varanda grande e coberta, uma casinha de cachorro oferece uma sensação de segurança para ele, além de deixá-lo mais protegido contra as intempéries. Muitos cães que moram dentro de casa também gostam de desfrutar da segurança de uma casinha de cachorro, pois acaba se tornando um local privativo, que somente eles tem acesso. Essa sensação remete a proteção de uma toca, um local especial para seu cão. Há muitas opções e diferentes projetos de casas de cachorro, desde os modelos comerciais que você pode comprar prontos, como aquelas lindas casinhas feitas de fiberglass, polipropileno e madeira, até os projetos customizados, que você mesmo pode construir em casa. Mesmo com tantas opções disponíveis no mercado, muitos proprietários gostam de se envolver no projeto e na construção da casinha para o seu amigão. Seja por motivo de economia, falta de disponibilidade de modelos comerciais na sua cidade, ou pela simples vontade de fazer você mesmo, procuramos uma solução fácil, prática e rápida para começar logo a construção da casinha para o seu cachorro. E melhor de tudo: essa é uma solução sem custos.

As casinhas feitas com Paletes são uma boa opção para o seu cachorro

As casinha feitas com paletes são seguras, e podem ainda ficar bonitas e serem duradoras. Para quem não sabe, paletes são aquelas estruturas de madeira, metal ou plástico utilizadas para transporte e armazenamento de carga. Essas peças são construídas originalmente para aguentarem muito peso, pois são utilizadas para estocar e transportar todo o tipo de carga pesada. Neste caso, estamos falando aqui das peças de madeira, que ainda podem ser customizadas com lindas pinturas decorativas. A princípio, uma casinha para cães feita com paletes, fica com a aparência de uma casinha básica, simples, porém encantadora, especialmente segura e bastante confortável para seu cachorro. Construir uma casinha de cachorro com paletes é muito fácil. Uma dica para reduzir os custos de fabricação da casinha para zero, é fazer uma visita em alguma empresa transportadoras da sua região. Muitos depósitos, armazéns, entrepostos e até indústrias, recebem produtos que são transportados nesses paletes, e depois acabam se desfazendo das peças por não terem mais utilidade. Aqui em casa, fizemos o parapeito de uma varanda utilizando paletes e saiu tudo de graça, só foi necessário buscar as peças. Além de muito charmoso, é um material incrivelmente resistente. Seu cachorro vai adorar ter uma casinha só dele, e vai ganhar ainda uma boa maneira de se proteger.

Como faço para construir uma casinha de paletes para meu cachorro?

  • A primeira questão a ser avaliada é como conseguir os paletes de madeira. Caso você não consiga encontrar ninguém que lhe ofereça algumas peças de graça, é possível ainda adquiri-las por um custo bem baixo. Depois que você tiver conseguido algumas peças, é preciso pensar no tamanho no tamanho (largura, altura e profundidade) que a casinha precisa ter para ser confortável para o seu cachorro. Isso, é claro, vai depender diretamente do tamanho do seu amigão.
  • Outra parte fundamental a ser analisada antes de começar a construção é onde a casinha de cachorro vai ficar depois de pronta. Este lugar chove muito? Venta? Está próximo a sua casa? Vai ficar em uma varanda coberta ou no tempo? É um local onde bate Sol direto? A Chuva pode atingir o local e molhar a casinha por dentro? Todas essas questões são importantes, e podem fazer toda a diferença. O ideal é que mesmo que a casinha seja nova e a prova de água, você possa colocá-la em um local coberto, como uma varanda, e é interessante preparar um piso mais alto sob ela, mesmo que o chão não seja de terra.
  • Também é importante ao obter este material para a sua casa de cachorro, avaliar bem a procedência. Se você pegar o material em um local onde tenha passado ratos por exemplo, a casinha pode estar contaminada, portanto evite utilizar um material velho, mofado ou com aparência muito abaixo de um padrão aceitável. A madeira deve estar em bom estado de conservação, caso contrário a casinha não vai ser eficiente e nem muito durável. As peças também precisam estar limpas e prontas para uso, portanto é uma boa ideia começar preparando a madeira. Passe uma lixa apropriada em todos os lados de cada peça para eliminar as irregularidades e as farpas, assim o seu cachorro não corre o risco de acabar se ferindo. Dependendo do estado de cada peça, pode ser que você tenha que descartar algumas delas, ou até mesmo reconstruí-las, retirando as partes ruins e aproveitando as partes boas de outras peças.
  • Outra opção, é claro, seria comprar as peças de madeira em uma loja de madeiras. Basta ter as dimensões da casinha de cachorro antes de ir até a loja para que você saiba exatamente o que comprar. Neste caso você também pode comprar as peças já cortadas, todas no tamanho ideal para começar a construir. Na verdade, a coisa mais importante é que você consiga uma madeira boa. Tenha em mente que peças de madeira muito finas são menos resistentes e não são seguras para utilizar no seu projeto, especialmente se a casinha for para uma área externa. Dependendo da qualidade do material disponível, considere a possibilidade de construir uma casa com paredes duplas, garantindo que a casinha fique mais firme, e ao mesmo tempo seja mais durável.
  • Veja abaixo, uma proposta de casinha de cachorros de paletes, feita com caixas de frutas, aquelas que são facilmente encontradas em feiras-livre ou entrepostos. Existe mais de um tipo destas caixas, e se você observar bem nas imagens, é possível reparar que estas caixas tem uma qualidade muito boa. Este mesmo modelo de casinha, pode ser feito tanto com paletes quanto com peças de madeira cortadas sob medida. A construção de uma casinha de cachorro utilizandopaletes de madeira é muito simples. O princípio é o mesmo da construção de casinhas de cachorro convencionais. Dependendo do tamanho do cachorro, a construção da casinha com caixas de frutas pode ser até mais indicado levando em consideração o tamanho das peças, o que pode fazer com que a construção seja ainda mais fácil, mas não esqueça que você pode usar qualquer tipo de madeira para executar este projeto. Nas fotos abaixo, foram utilizadas caixas de frutas, mas é possível conseguir um ótimo resultado utilizando também os paletes de madeira.
  • Construindo uma casinha de cachorro com paletes de madeira – Material necessário

    • 4-5 caixas de feira em bom estado (também podem ser utilizadas ripas ou paletes para fazer uma casa de cachorro maior);
    • 1 lápis para marcar;
    • 1 serra para cortar a madeira;
    • pregos;
    • martelo;
    • cola de madeira;
    • garrafas pet para o telhado.

Construção de casinha de cachorro passo a passo:

  • Casinha de cachorro feita com paletes de madeira
  • Casinha de cachorro feita com paletes de madeira – Primeiro passoConforme já mencionamos mais acima, o primeiro passo é selecionar o material que será usado na fabricação da casinha de seu cachorro. No caso desta proposta, o projeto utiliza caixas de frutas de boa qualidade para a construção da casinha.
  • Casinha de cachorro feita com paletes de madeira
  • Casinha de cachorro feita com paletes de madeira – Segundo passoO segundo passo, tanto para construção com caixas de fruta quanto para construção utilizando paletes de madeira convencionais, é desmontar as caixas, ou os paletes utilizando um martelo. Após ter desmontado cada peça, você passa a ter as peças de madeira que serão utilizadas paraconstruir a casinha de cachorro.
  • Casinha de cachorro feita com paletes de madeira
  • Casinha de cachorro feita com paletes de madeira – Terceiro passo
  • Primeiro, alinhe as ripas lado a lado, apenas para fazer a marcação da parte da frente e de trás dacasinha de cachorro. Depois de alinhadas, desenhe na madeira o formato de um triângulo em ambas as fachadas, este será o lugar onde o teto será apoiado. Procure sempre riscar este corte muito bem medido para que não haja defeitos em seu projeto.
  • Casinha de cachorro feita com paletes de madeira
  • Casinha de cachorro feita com paletes de madeira – Quarto passoO próximo passo é cortar as ripas de madeira na linha que você marcou. Confira na imagem acima como devem ficar as duas paredes casinha de cachorro, tanto a da frente quanto a do fundo.
  • Casinha de cachorro feita com paletes de madeira
  • Casinha de cachorro feita com paletes de madeira – Quinto passoPara unir as ripas de madeira que irão compor a fachada de sua casinha de cachorro, você deve pregá-las em outras ripas perpendiculares, utilizando alguns pregos.
  • Casinha de cachorro feita com paletes de madeira
  • Casinha de cachorro feita com paletes de madeira – Sexto passoProvavelmente as ripas irão estender-se pela lateral das fachadas. Depois de tê-las pregado adequadamente, risque uma linha na posição onde a ripa sai da fachada, em seguida, corte-a.
  • Casinha de cachorro feita com paletes de madeira
  • Casinha de cachorro feita com paletes de madeira – Sétimo passoO próximo passo é desenhar a porta da casinha de cachorro. Escolha uma das fachadas da casinha e risque onde você deseja que fique a porta. Não esqueça de riscar sempre cuidadosamente para que a porta fique bem recortada. você pode fazer primeiro um quadrado e depois ir ajustando para fazer a parte superior arredondada, ou se preferir pode fazer a portinha quadrada mesmo, fica bem mais fácil de cortar!
  • Casinha de cachorro feita com paletes de madeira
  • Casinha de cachorro feita com paletes de madeira – Oitavo passoAssim que você cortar a madeira que acabou de riscar, o resultado das duas fachadas da casinha de cachorro deve ficar mais ou menos como a da imagem acima. Agora é prosseguir para o final da montagem da casinha.
  • Casinha de cachorro feita com paletes de madeira
  • Casinha de cachorro feita com paletes de madeira – Nono passoUna as duas fachadas, utilizando para isso as ripas previamente cortadas no tamanho ideal. Fixe as no teto da casinha sob a lateral das fachadas com pregos, conforme você pode ver na foto acima. Desta maneira sua casinha começa a tomar forma.
  • Casinha de cachorro feita com paletes de madeira
  • Casinha de cachorro feita com paletes de madeira – Décimo passoPara construir o chão use o mesmo método que você utilizou para fazer a fachada, mas desta vez faça o piso em formato retangular. Nunca esqueça de medir meticulosamente as duas fachadas para que você possa encaixá-las na base. Dependendo do local onde a casinha vai ficar e das condições do local em dias de chuva, é importante fazer a casinha um pouco mais alta. Para isso, um palete montado abaixo da casinha pode ser uma solução bastante simples e fácil de fazer. O próximo passo é pregar as paredes da casinha no piso. Prossiga da mesma forma que você fez as fachadas e o piso, tomando o devido cuidado para não sair da medida.
  • Casinha de cachorro feita com paletes de madeira
  • Casinha de cachorro feita com paletes de madeira – Finalização do TelhadoNesta imagem, você pode ver a casinha quase terminada, depois de fixado o teto, o piso e as paredes. Mas a casinha ainda não está pronta. Por enquanto, a madeira ainda pode ficar molhada se tomar chuva, e certamente vai acabar apresentando goteiras. Uma solução fácil e prática para impermeabilizar o teto da casinha, é utilizar algumas garrafas pet (veja na imagem abaixo).
  • Casinha de cachorro feita com paletes de madeira
  • Casinha de cachorro feita com paletes de madeira – Último PassoPara completar o isolamento do telhado, recorte as garrafas tanto na tampa quanto na base, assim você obtém um plástico plano e sólido para começar a cobertura do telhado. Você vai precisar revestir o telhado colando-as com cola, não esquecendo de sempre cobrir uma garrafa sobre a outra para que possam isolar o telhado perfeitamente. Lembre-se de não deve perfurar o plástico com grampos ou pregos porque isso pode causar pequenos vazamentos.

    O último passo é fixar com mais cola as novas ripas, sobre a base de plástico, da mesma forma que você vem fazendo desde o começo do projeto. Para que fique mais charmoso e protegido, utilize ripas de madeira mais largas, a fim de cobrir as paredes da casinha, formando uma espécie de beiral protegendo a casinha da chuva e criando uma pequena varandinha de proteção na entrada (veja abaixo).

  • Casinha de cachorro feita com paletes de madeira
  • É assim que a nova casinha do seu cachorro vai ficar depois de pronta! Agora falta apenas os detalhes finais de acabamento. Se quiser pode vedar as frestas e proteger mais a casinha pintando ou envernizando. Isso acaba tornando a casinha mais bem acabada, mais segura e mais duradoura. Para fazer isso da maneira correta, é necessário fazer uma boa preparação da superfície, por exemplo utilizando massa de madeira. Os passos finais para o acabamento podem ser feitos com a aplicação de uma seladora e de um verniz, ou até mesmo de tinta colorida. Nessa última etapa você só depende da sua imaginação!Caso você considere que a casinha já está adequada para seu cachorro e que não necessita mais de muito acabamento, considere lixar a parte interna e ao menos passar uma seladora para madeiras e depois um verniz marítimo para que a casinha possa ficar no jardim. Não é uma gracinha esta casinha feita com madeira reciclada? Além de ser ecologicamente correta, seu cachorro vai adorar! ;)
  • Fonte: http://www.blogdocachorro.com.br/casinha-de-cachorro-com-paletes-de-madeira/

 

About the author: Irmão Animal

Leave a Reply