naoabandone-copy_resized

Novembro Azul

logo_IrmoAnimal
Novembro Azul Animal é uma campanha educacional promovida pelo Irmão Animal com parceira com a Dra Simone Nascimento da BioDog, visando alertar sobre a importância da prevenção de doenças de Próstata onde Cães e Gatos também são acometidos. 
 
A campanha
Tendo como objetivo a conscientização dos tutores sobre a importância dos exames e cuidados que devemos ter com os nossos  pets, em relação ao câncer de próstata. Esta conscientização é de extrema importância para a sociedade, pois nem todos os tutores sabem dos reais cuidados que devem ter ao longo da vida dos pets para evitar a doença na velhice. 


Você sabe como o câncer de próstata atinge os animais? Quais os cuidados e tratamentos?
Dra Simone Nascimento reponde a estas perguntas: 

“Os pets, assim como os homens, merecem uma atenção especial quando estão na fase adulta, migrando para fase senil, pois, quando não são castrados, a próstata pode sofrer modificações por conta de hormônios e desenvolver o câncer.” 
 

Geralmente, os cães são acometidos na idade adulta, normalmente acima dos 8 anos de idade, não castrados, sem distinção de raça ou tamanho.


Dra Simone ainda explica que, com a idade os hormônios dos testículos começam a funcionar de forma irregular, estimulando a próstata a sofrer um aumento de tamanho e de forma, além de modificações em sua textura: 
“Um dos cuidados que devemos ter é sempre levar o pet ao médico veterinário, para consultas e exames periódicos, acompanhando sempre o estado clínico dele. O quanto antes a doença for detectada, maiores serão as chances e a velocidade de cura do pet.”
 
Esterilização
A melhor forma de prevenção é a Orquiectomia (procedimento cirúrgico para a castração para cães do sexo masculino). Além da castração, assim como falamos anteriormente, visitas periódicas ao médico veterinário é uma forma eficaz e segura de prevenção, para que sejam realizados exames de toque ou US (ultrassom na região perineal), que irão revelar se há evidências de alterações na próstata como aumento de tamanho, assimilaridade e rugosidade da glândula, entre outros indícios da doença.

A castração tem uma série de benefícios para os cães e para os animais em geral. Com a castração, a incidência de câncer de próstata diminui em até 90%, além de ajudar no controle comportamental de cães mais agressivos e dominantes e auxiliar no controle populacional de cães, que por muitas vezes acabam sendo abandonados nas ruas por conta de cruzamentos indesejados e posses não responsáveis.

O importante é termos a consciência de uma guarda responsável, cuidar de seu animal lhe oferecendo alimentação adequada e de boa qualidade, água fresca, um lugar confortável e protegido das intempéries, e periodicamente consultar um médico veterinário para manter a vacinação e vermifugação em dia, assegurando-lhe uma vida longa e saudável.

 
Texto escrito em parceria por:
Dra. Simone Nascimento, 
Médica Veterinária 
colaboradora da BioDog 
(empresa de petiscos caninos naturais)
 

About the author: Irmão Animal

Leave a Reply