Bomtempo anuncia criação da Coordenadoria do Bem-Estar Anima

Bomtempo anuncia criação da Coordenadoria do Bem-Estar Animal

O prefeito Rubens Bomtempo anunciou que vai enviar à Câmara de Vereadores o projeto de lei que cria a Coordenadoria do Bem-Estar Animal. A notícia foi dada pelo prefeito durante uma reunião com a Defensoria Pública e a ong AnimaVida para falar sobre a atividade das charretes na cidade, na tarde desta terça-feira (2/7).

“A criação da coordenadoria está no meu plano de governo e é uma prioridade. Entre as responsabilidades, terá a função de fiscalizar, reorganizar e ainda agilizar e articular as ações com todas as secretarias envolvidas com esse serviço na cidade”, explicou o prefeito Rubens Bomtempo, informando ainda que o órgão estará diretamente ligado ao gabinete.

Durante a reunião o prefeito também destacou que está trabalhando para reforçar a regulamentação do serviço turístico das Vitórias e fazer valer as normas instituídas no documento: “Se os charreteiros não cumprirem as normas terão imediatamente a extinção das licenças do serviço, assim como aconteceu com o proprietário do cavalo que passou mal no dia 11/6. Não seremos coniventes com os maus tratos”.

A Defensoria Pública e a ong AnimaVida reconheceram a ação rápida e eficaz da Prefeitura no atendimento ao cavalo Falcão e nas medidas tomadas para a punição do proprietário. “Tirar a licença do serviço serviu de exemplo para os outros charreteiros”, disse a defensora Andrea Carius. “Foi uma medida importante e histórica no município. Precisamos perceber que o fim da atividade não melhora a situação dos animais”, reforçou a presidente da ong AnimaVida, Ana Cristina Ribeiro.“

A Prefeitura iniciou o exame clínico e laboratorial de todos os 55 cavalos envolvidos no serviço para avaliar as condições de saúde de cada animal. O Falcão já tem destino certo: assim que estiver totalmente recuperado irá para a “Fazendinha”, no Parque Municipal de Petrópolis, em Itaipava. Lá o Núcleo do Bem-Estar Animal vai desenvolver ações educativas e ambientais com os visitantes e estudantes da rede municipal.

O prefeito Rubens Bomtempo também disse que vai apurar uma denúncia da presença do trabalho infantil no serviço de charretes em Nogueira e no Quitandinha. O caso será levado ao Conselho Tutelar para ser verificado.

Também participaram da reunião o secretário de Meio Ambiente, Almir Schmidt; a chefe de Gabinete e primeira dama, Luciane Bomtempo; o Procurador do Município, Marcus São Thiago; o presidente da CPTrans, Gilmar Oliveira; o presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Juvenil Santos; e a veterinária do Núcleo do Bem-Estar Animal, Rosana Portugal.

http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/1075-bomtempo-anuncia-cria%C3%A7%C3%A3o-da-coordenadoria-do-bem-estar-animal.html

About the author: Irmão Animal

Leave a Reply