Tártaro como evitá-los?

tartáro 2

A conscientização do hábito de escovar os dentes tornando uma higiene regular é fundamental no combate aos problemas bucais, infelizmente para os proprietários trata-se apenas uma questão de estética, contribuindo assim para resultados negativos com complicações de inúmeros problemas bucais, entre eles: doença periodontal, conhecida como tártaro, a cárie, a gengivite, seguidos de tumores, fratura de dentes, podendo chegar até a fratura na mandíbula e má formação dentária.

Estes problemas podem ser o vínculo para outras doenças, já que as bactérias utilizam a inflamação como porta de entrada para a corrente sanguínea podendo alcançar órgãos como coração, pulmão, fígado e rins, degeneralizando doenças que coloca em risco a saúde do animal.

Há tempos fazem parte da lista dos cuidados regulares os inúmeros cuidados com seu pet, entre eles os exercícios físicos, visitas ao médico veterinário, vacinas, mas o problema é que nem sempre donos de cães incluem na rotina destes cuidados a higiene bucal de seus animais. Esta conscientização exige inúmeros fatores como:-

Alimentação adequada

Alimentos preparados comercialmente proporcionam uma alimentação saudável para cada fase da vida do cão ou gato. No mercado existem inúmeras variedades de gostos e texturas, além de serem o mais indicados contribuindo em qualidade de vida e segurança na saúde do animal, colaboram na saúde bucal, pois não deixa o acumulo de resíduos entre os dentes formando assim o cálculo dental (tártaro).

Higienização Bucal

Uma escovação completa é tão importante como outros cuidados, pois evita o mau hálito, fortalece os dentes e previne doenças. Os proprietários de banho e tosa tem um papel fundamental neste processo de conscientização uma vez que observa o animal constantemente durante o banho e tosa e assim além de incluir a saúde bucal aos cuidados freqüentes podem orientar os donos dos cuidados diários com seu animal.

Produtos para limpeza

O comércio apresenta uma linha de produtos que favorecem a eliminação do tártaro. Há uma diversidade de itens, como:- osso natural ou defumado, palitos, bombom, canelinha… Entre outros, que além de satisfazerem a necessidade do cão de roer, ajuda no proporcionar a limpeza e são todos ricos em vitaminas. Existem empresas que oferecem opções para cães pequenos até grande porte e que trabalham para oferecer opções benéficas à saúde do animal no combate à placa dentária e ao tártaro.

Cremes dentais

A linha de cremes traz benefícios na limpeza, menor odor das fezes além de ser compostas por complexos vitamínicos. Este produto previne tártaro, gengivite e reduz a placa bacteriana, formados com complexo enzimáticos que melhora o mecanismo natural de defesa oral, inibe o crescimento das bactérias produtoras da placa.

Para a limpeza os cremes devem ser acompanhados por escovas dentárias ou dedeiras, e por se tratar de um segmento de higienização e prevenção, o produto tem uso continuo, com o ideal de três vezes por semana, lembrando que o uso de produtos de qualidade é fundamental, limpeza no banho e tosa e supervisão veterinária periódica para que a escovação seja realmente eficaz.

Dra.Deise Mara Bó
Médica Veterinária
CRMV 10.334

http://www.cursodebanhoetosa.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=211:saude-animal&catid=79:saude-animal&Itemid=88

About the author: Irmão Animal

Leave a Reply